Cobertura Tensionada

Características Gerais

A Cobertura Tensionada, ou Estrutura Tensionada, proporciona a sensação de leveza e de grande amplitude, garantindo o aspecto semi-coberto de um espaço. Estas verdadeiras obras de Arquitectura Têxtil, obedecem sempre a um projecto onde é estudado, consoante a finalidade da cobertura, o melhor design, a estrutura de suporte ideal e todos os detalhes das peças de ligação entre a cobertura e o solo, por forma a serem criados espaços de verdadeira magia, elegância, modernismo e magnitude.

As membranas que a compõem são geralmente impermeáveis, podem ser translucidas ou totalmente opacas, sendo que no caso de translucidez, esta pode ser maior ou menor, consoante o projecto.

A Estrutura Tensionada possui como «conceito base», a sua dupla curvatura, em sentidos opostos, que absorve esforços em qualquer direcção e garante assim, a estabilidade da estrutura. A sua tensão é garantida pelos cabos de aço que a estira em sentidos contrapostos, conferindo-lhe aspectos magníficos e leves, que obedecem sempre a um projecto previamente concebido e aprovado, onde a sua curvatura é estudada para que confira o efeito pretendido. Estas magníficas obras de arquitectura, podem assumir aspectos mais simplistas ou mais arrojados, uma vez que a flexibilidade da membrana, assim o permite. Pressupõem sempre espaços de implantação amplos, com espaço suficiente para a instalação de alguns mastros e pontos de fixação dos cabos de aço, ocupando por isso, sempre mais espaço do que o espaço propriamente ocupado pela membrana.

Saiba mais...