Uma cobertura solar de piscina consiste em várias camadas de material laminado simultaneamente. A De-laminação refere-se à separação de uma ou mais camadas. (Isto é muito raro, mas pode ocorrer em certos casos.)

É causada por sobreaquecimento e ocorre se a cobertura da piscina é deixada no enrolador sem proteção e exposta a pleno sol, mesmo durante curtos períodos de tempo – tão pouco quanto 5 minutos, quando está muito calor – pode ocorrer sobreaquecimento (não se for utilizada uma cobertura de armazenamento Eurocover).
O utilizador terá a prova disto através da transformação em forma convexa do topo das bolhas – ou através do abaulamento para fora – em vez de ser plana. Em casos graves, tal pode causar focos de de-laminação.
Estes assemelham-se a grandes bolhas, eventualmente mostrando um padrão em toda a largura da cobertura. A de-laminação ocorrerá tipicamente em forma de “remendos” na ponta da cobertura mais afastada do enrolador, quando colocada na piscina.
Em casos graves, haverá linhas de de-laminação, em toda a cobertura paralela ao enrolador. O utilizador notará que quando enrolar a cobertura sobre o enrolador, as linhas de de-laminação se alinharão em cima umas das outras. Isto ocorre porque os raios do sol incidem sobre o topo do rolo e passam através das poucas primeiras camadas de cobertura da piscina.
As coberturas de piscina podem ampliar os raios solares à medida que estes passam – gerando energia suficiente para sobreaquecer as secções da cobertura a uma temperatura semelhante à utilizada para laminar as camadas, durante o seu fabrico.
O ar dentro das bolhas fica extremamente quente e expande-se, criando bastante pressão para abrir as camadas superiores e inferiores. Como a de-laminação causada pelo sobreaquecimento é totalmente evitável, este problema não é abrangido por qualquer garantia.
A solução é garantir sempre que, quando a cobertura de bolha não estiver na piscina, a proteja com uma cobertura de armazenamento reflectora.
O QUE MATOU A MINHA COBERTURA TÉRMICA?
